RCC Blumenau reuniu servos de ministérios em Gaspar

Encontro ocorreu na capela Santa Terezinha neste final de semana (7 e 8)

Neste final de semana (7 e 8) aconteceu na capela Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro Santa Terezinha em Gaspar, o Encontro diocesano de Ministérios da Renovação Carismática Católica (RCC) da diocese de Blumenau. Com a presença de aproximadamente 150 servos de todos os grupos de oração da movimento que buscam reavivar a experiência com o hospede da alma, o Espirito Santo de Deus.

O encontro iniciou no sábado com a pregação de Ramon Junior da Arquidiocese de Florianópolis que conduziu um momento de espiritualidade com a passagem de Rm 12, 2. Ao fazer a contextualização histórica da perícope, o pregador ressaltou a dificuldade de ser Cristão na época em que esta carta foi escrita, por volta de 50 d.C.

Humilhados, perseguidos, razão de piadas e vítimas de torturas. Assim eram os seguidores de Jesus naquela época que apesar de uma profunda experiência com o Cristo por vezes vacilaram na fé. Tiveram medo, sentiram-se fracos e se viram fragilizados perante os desafios da defesa de crenças. E hoje não nos é diferente. As perseguições que outrora levavam a morte, em nossa realidade não mais. Não a literalidade da morte, mas sim, no sublime sentido real do perder o que é precioso. Perdemos, muitas vezes, o precioso entusiasmos do servir, porque nos conformamos com aquilo que o mundo tem nos apresentado.

Ramon nos elucida que o mundo, governado pelos príncipe tenebrosos (cf. Ef 6, 12) nos leva a crer que já fazemos o suficiente e até mesmo a acreditar que devemos deixar a missão de lado. Todavia, não podemos deixar que as forças malignas espalhadas nos ares tenham forças suficientes para convencer a cada um de nós que já chegamos ao máximo, enquanto na realidade ainda fazemos o mínimo.

O primeiro dia de encontro contou ainda com uma tarde de formação específica para cada ministério e finalizou o primeiro dia com um momento de pregação da Irmã Paula Letícia, Carmelita Mensageira do Espírito Santo que apresentou a importância da obediência, pois somente através dela agrada-se o coração de Deus. Ao final tivemos um encontro com Ele, o Amado. Aos pés do Cristo Eucarístico cada servo do movimento pode entregar sua vida, e a exemplo do filho de Deus, presente naquele lugar, recordar que obediência está diretamente ligada ao sacrifício, mas também ligada a Glória.

No domingo, após a santa missa da comunidade deu-se continuidade aos workshops dos 10 ministérios reunidos no encontro formativo. Divididos em salas, os servos de cada ministério puderam partilhar experiências, se embasar nas teorias propostas pelo movimento e alinhar cada uma delas as práticas vividas no cotidiano de seus grupos de oração.

Que este encontro sirva de gatilho para que os servos da RCC Blumenau permitam que o agir do Espirito Santo, capaz de renovar todas as coisas, transforme o servir de cada um deles. Pois somente assim irão mais além nos ministérios no grupo de oração e em suas vidas.

Texto e Imagem: Vinícius Pereira | MCS - Arquidiocese de Florianópolis