Grupos de Oração Jovem da diocese participam da encenação da Paixão de Cristo em suas comunidades

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.

São João, teólogo e cronista da paixão nos leva a comtemplar o mistério da cruz de Cristo como uma solene liturgia. Tudo é digno, solene, simbólico em sua narração: cada palavra, cada gesto. A densidade de seu Evangelho agora se faz mais eloqüente. E os títulos de Jesus compõem uma formosa Cristologia. Jesus é Rei. O diz o título da cruz, e o patíbulo é o trono onde ele reina. É a uma só vez, sacerdote e templo, com a túnica sem costura com que os soldados tiram a sorte. É novo Adão junto à Mãe, nova Eva, Filho de Maria e Esposo da Igreja. É o sedento de Deus, o executor do testamento da Escritura. O Doador do Espírito. É o Cordeiro imaculado e imolado, o que não lhe romperam os ossos. É o Exaltado na cruz que tudo o atrai a si, quando os homens voltam a ele o olhar.

Para esta ocasião, muitas comunidades costumam realizar a encenação da Paixão de Cristo a fim de levar os fiéis a compreenderem passo a passo da redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na diocese de Blumenau, muitos dos nossos jovens fizeram parte desse momento. Confira abaixo algumas fotos da Paixão de Cristo em nossas paróquias e capelas:

[Clique na foto para ampliar]

Navegantes - Grupo de Oração Jovem Mensageiros de Cristo


Blumenau - Grupo de Oração Jovem Desperta Jovem


Gaspar - Grupo de Oração Jovem Filhos do Homem


Blumenau - Grupo de Oração Jovem Ágape


Pomerode - Grupo de Oração Jovem Manancial