Aparecida (SP) sediará I Congresso Continental da Misericórdia em 2016


Aparecida (SP) sediará, entre os dias 25 e 28 de agosto de 2016, o I Congresso Continental da Misericórdia (Accom).

O Congresso, cujo lema é “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7), tem como animadores o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

O Accom é aberto a participação de leigos e religiosos. A expectativa é reunir em Aparecida cerca de 5 mil pessoas de todo o continente americano. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.accom2016.org. A página do congresso já divulgou uma programação prévia.

Segundo Dom Damasceno, o Congresso acontecerá em sintonia com o Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco através da bula ‘Misericordiæ Vultus’ (Rosto de Misericórdia), de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.

“Este encontro vai ajudar a aprofundar o tema tanto do Jubileu da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco como também do tema proposto pelo próprio congresso. Fomos agraciados pelo fato deste congresso se realizar em Aparecida dentro do Ano Santo da Misericórdia, onde toda a Igreja vai celebrar esta temática central no Evangelho, o tema da misericórdia, do amor, do perdão”, afirmou o Cardeal.

Dom Damasceno explicou que este congresso também acontece em nível mundial com a organização presidida pelo cardeal de Viena, dom Christopher Schonborn. O Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia surgiu como forma de pensar no pedido do Papa João Paulo II em sua encíclica “Dives in Misericordia”, publicada em 1980, de ir ao encontro dos irmãos, principalmente os mais necessitados, com amor.

O principal objetivo do congresso em âmbitos mundial, continental, nacional, regional ou diocesano é fazer com que a Igreja seja mais consciente e mais motivada pela misericórdia, além de fornecer impulsos novos para a pastoral paroquial e diocesana, fazendo da Divina Misericórdia o paradigma da evangelização.

O primeiro congresso mundial aconteceu em Roma, em 2008, o segundo em Cracóvia, em 2011, e o último foi em Bogotá, em 2014.

Dom Damasceno citou as palavras do Papa João Paulo II dizendo que “é necessário fazer ressoar a mensagem do amor misericordioso com um vigor renovado, o mundo precisa desse amor”.

“Chegou o momento da mensagem da Divina Misericórdia derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização, a civilização do amor”, completou Dom Damasceno destacando que o Congresso se desenvolverá tendo a misericórdia de Deus como tema de oração e meditação.

Fonte: A12